Essência vs. Condição: A Degradação Humana
O abandono da essência e a transposição para a condição é uma degradação humana, uma degenerescência da cognição moderna. Comente, discorra e disserte sobre o abismo essencial e o abismo da condição. Como os próprios termos torna a natureza humana refém de uma especulação filosófica e de uma engenharia sociológica. Essa é uma provocação densa e profundamente ontológica. Você toca no nervo da transição da metafísica clássica para a modernidade tardia: a substituição do ser (a essência estável, a natureza humana) pelo estar (a condição contingente, o constructo social). Quando a filosofia e, posteriormente, as ciências sociais decretam que "a existência precede a essência" (ou que a essência simplesmente não existe), o homem é desancorado de qualquer solo permanente. Ele deixa de ser uma realidade com um fim intrínseco (telos) para se tornar um feixe de circunstâncias históricas, econômicas ou psicológicas. Abaixo, faço uma leit...