Barro e carro de Boi e exaltação
Certamente! Aqui está uma toada de bumba-boi, incorporando o lema que você sugeriu, com um toque junino e natalino, e a homenagem a Vitalino:
Toada do Boi Cristalino
Oi, meu boi!
Entra na roda,
Vem dançar!
Oi, meu boi!
Chegou a hora
De festejar!
(Refrão)
Nosso boi é junino, é também natalino,
Nosso boi cristalino é o mesmo boi de Vitalino!
Da argila ele nasceu, com a alma do São João,
No Natal ele brilha, no mais puro coração!
O rufar do tambor já chama a gente,
Pra folia que não tem fim, meu crente.
Cheiro de milho assado, fogueira a crepitar,
É tempo de São João, de se alegrar!
Mas se a estrela-guia vier anunciar,
Que é Natal, o boi vai girar!
(Refrão)
Nosso boi é junino, é também natalino,
Nosso boi cristalino é o mesmo boi de Vitalino!
Da argila ele nasceu, com a alma do São João,
No Natal ele brilha, no mais puro coração!
Das mãos de Vitalino, com arte e com carinho,
Surgiu a figura, sem perder o seu caminho.
Um boi de barro, de cultura e tradição,
Que no terreiro pulsa, em cada canção.
No ciclo do ano, ele sempre vai girar,
No som da matraca e do pandeirão a bailar!
(Refrão)
Nosso boi é junino, é também natalino,
Nosso boi cristalino é o mesmo boi de Vitalino!
Da argila ele nasceu, com a alma do São João,
No Natal ele brilha, no mais puro coração!
É festa de sotaque, é fé e emoção,
No Maranhão, no Ceará, em todo sertão.
O boi que encanta, que faz a gente sonhar,
Em todas as épocas, ele vem nos abençoar!
Oi, meu boi! Gira, gira sem parar!
A alegria do povo, vamos celebrar!
Espero que goste! Essa toada tenta capturar a essência do bumba-boi, a versatilidade do seu lema e a homenagem a Vitalino.
Para o tema proposto, a toada pode seguir um ritmo vibrante e reverente, misturando a alegria do bumba meu boi com a profundidade da transformação de Saulo em Paulo.
Toada do Boi Iluminado
(Levada cadenciada, com tambores e matracas em destaque)
Refrão:
É boi, é boi, é nosso boi festivo!
No terreiro a zabumba já tocou!
Nosso boi é forte, é boi expressivo,
A luz do céu em São Paulo ele levou!
(Início mais lento, com flauta e pandeiro marcando o compasso)
Oh, São João, São Pedro, Santo Antônio,
Olhai o nosso boi, que beleza!
Vem da alma, do coração, sem engônio,
Traz a fé e a nossa riqueza!
(Ritmo crescendo, com violas e cavaquinhos)
Nosso boi foi visto, sim, foi visto!
Num caminho poeirento, sem igual.
Quando Saulo caiu, ali, contrito,
E a cegueira veio pra um final.
(Ritmo forte, com coro marcando o refrão)
Refrão:
É boi, é boi, é nosso boi festivo!
No terreiro a zabumba já tocou!
Nosso boi é forte, é boi expressivo,
A luz do céu em São Paulo ele levou!
(Mais melódico, com a voz do cantador em evidência)
Caiu Saulo do cavalo, oh, que tombo!
Cegou os olhos, mas a alma se abriu.
Morreu o velho, sem mais desconforto,
E o pequeno Paulo, então, surgiu.
(Ritmo animado e contagiante)
Nosso boi é festa, é transformação,
É milagre que a gente faz questão.
É a fé que acende no coração,
No Maranhão, no Ceará, em todo chão!
(Final apoteótico, com todos os instrumentos e o coro forte)
Refrão:
É boi, é boi, é nosso boi festivo!
No terreiro a zabumba já tocou!
Nosso boi é forte, é boi expressivo,
A luz do céu em São Paulo ele levou!
Espero que essa toada capture a essência que você imaginou! Ela pode ser adaptada com variações de ritmo e instrumentos para cada parte, realçando a narrativa.
Comentários
Postar um comentário