Companhia de Jesus, 40 anos de supressão, a diáspora jesuítica até sua reabilitação. Um breve histórico.
A Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como jesuítas, tem uma história marcada por grande influência, expansão e, posteriormente, um período de supressão e reabilitação.
Fundação e Propósito
A Companhia de Jesus foi fundada em 1534 por Inácio de Loyola e um grupo de companheiros, estudantes na Universidade de Paris. A ordem foi formalmente reconhecida pelo Papa Paulo III em 1540.
O principal objetivo dos jesuítas era servir como uma força de elite para a Igreja Católica, atuando em três frentes principais:
Contrarreforma: Combater o avanço do protestantismo na Europa.
Missões: Levar a fé católica para terras distantes na Ásia e nas Américas (incluindo o Brasil, a partir de 1549).
Educação: Fundar colégios e universidades de excelência para formar a elite intelectual e religiosa, servindo como uma das mais importantes redes educacionais do mundo.
Dissolução (1773)
No século XVIII, o poder e a influência dos jesuítas em questões políticas e econômicas, especialmente nas colônias, geraram atritos com as monarquias europeias. Na Europa, as ideias iluministas e o fortalecimento do Estado laico colocaram a Companhia em rota de colisão com os governos.
O processo de dissolução começou com a expulsão dos jesuítas de Portugal em 1759, por ordem do Marquês de Pombal. A pressão de Portugal, França, Espanha e outros reinos católicos, que viam na ordem um obstáculo para seu poder absoluto, se intensificou.
A dissolução completa da Companhia de Jesus em todo o mundo católico foi oficializada pelo Papa Clemente XIV, por meio da bula "Dominus ac Redemptor", em 1773.
Reabilitação (1814)
A dissolução da Companhia de Jesus durou mais de 40 anos. Nesse período, a ordem continuou a existir em segredo e foi tolerada em países protestantes, como a Prússia, e na Rússia, sob a proteção do czar, que via valor em seus métodos educacionais.
A reabilitação veio com as Guerras Napoleônicas e o restabelecimento da ordem na Europa. O Papa Pio VII considerou que a restauração da Companhia era necessária para restaurar a ordem e a educação em um continente devastado.
Assim, em 7 de agosto de 1814, o Papa Pio VII publicou a bula "Sollicitudo Omnium Ecclesiarum", que restaurou a Companhia de Jesus em todo o mundo. A partir daí, os jesuítas reiniciaram sua missão, com um foco renovado em educação, missões e na defesa da fé.
Comentários
Postar um comentário